Nossa trajetória de vida é feita em cima de hábitos que adquirimos na infância e na adolescência. O hábito da leitura para as crianças é muito importante, por exemplo. Ele beneficia o desenvolvimento mental e criativo. É um verdadeiro portal para imagens, cenários e sensações sem sair do lugar. Mas como incentivar esse primeiro contato do seu filho com a leitura? Separamos 4 dicas ótimas, confira!
Ensinar pelo exemplo. Essa frase se aplica para muitas coisas na relação entre pais e filhos. Inclusive para criar o hábito da leitura. O primeiro contato deve acontecer em casa. Sabemos que tudo anda bastante corrido nos últimos tempos. Papais e mamães têm pouco tempo para desfrutar de momentos de leitura com os filhos. Mas essa tarefa é essencial em seu desenvolvimento. A escola não pode ser o único veículo de contato com o mundo da literatura.
Por isso, é preciso encontrar tempo para criar o hábito da leitura em seu filho. Garantimos que será um momento benéfico para todos. Além de aliviar o estresse, é uma oportunidade de estreitar laços de afeto e cumplicidade. Quer algumas dicas? Crie um dia da semana para ser o “dia do livro”. Isso cria expectativa na criança acerca da história que será contada naquele dia.
Sua filha ama dinossauros? Seu filho é alucinado com as estrelas? As crianças sempre manifestam seus interesses de forma natural. Existem temas e situações que as atraem. Basta ter “olhos para ver”. A partir do momento em que papais e mamães conseguem descobrir os assuntos de interesse da criança, é mais fácil criar um hábito da leitura.
Dentro desse gosto, vocês podem ler histórias e dramatizar cenas para deixar tudo mais atraente.
Um ponto importante que não pode ser negligenciado na hora de incentivar o hábito da leitura ao seu filho é a escolha apropriada do livro. Afinal, cada faixa etária desperta interesse por um estímulo diferente.
Para as crianças menores, por exemplo, a imagem é muito importante. Bebês se atraem por cores vívidas e imagens que saltam do livro, feito em tecido ou materiais plásticos. A ideia aqui é sempre trazer aprendizados e incentivar a imaginação. As fábulas são ótimas para isso.
Se seu pequeno está aprendendo a ler, invista em livros com poucas frases por página e muitas gravuras. Assim, ele não se sentirá incapaz. Nada de desânimo diante das dificuldades, mas não custa amenizá-las no início.
O hábito da leitura também pode ser incentivado com um espaço apropriado. Organize um “cantinho da leitura” para seu filho. Objetos, gravuras e pequenos textos estimulam a criança a manusear o material e frequentar o cantinho. É preciso ter um espaço confortável, que atraia seu pequeno. Nele, ele poderá desenvolver sua criatividade e suas habilidades cognitivas.
Uma boa dica para o “cantinho da leitura” é incentivar a criança a criar sua própria história. Seja desenhando ou não. Outra dica interessante é fazer o link desse cantinho com a biblioteca da escola ou da cidade. Leve a criança a esses espaços e mostre como é uma prática universal.
Uma criança que adquire o hábito da leitura usufrui de muitos benefícios. Aprendizado facilitado, maior agilidade de raciocínio, capacidade de expressão verbal e escrita, inteligência emocional e aumento da capacidade criativa são alguns deles. Todos estão relacionados a seu desenvolvimento. Que tal fazer parte disso?
Não sabe por onde começar? Separamos alguns livros clássicos para a hora da historinha, veja!
Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti