A gestação provoca inúmeros sentimentos e sensações na futura mamãe. Para passar por essa fase da melhor forma possível, alguns exercícios para grávidas podem ajudar.
Eles são importantes nessa preparação, não é mesmo? Sempre devemos pensar que a atividade física, quando não for contra-indicada pelo médico, é de grande ajuda neste período. Além de melhorar a oxigenação, ajuda no fortalecimento dos músculos.
Mas quais os exercícios que grávidas podem fazer? A resposta correta está com seu médico ou preparador físico, ok? Mesmo assim, apontamos algumas opções aqui para você conversar com o profissional sobre eles!
Muitos médicos recomendam diversos exercícios que grávidas podem fazer. A atividade física promove bem-estar e saúde, e disso já sabemos bem, não é mesmo?
E quando pensamos especificamente na preparação para o parto e dilatação? Quais são os benefícios dos exercícios para gestantes? Veja alguns:
Com tantas vantagens, mamães já devem estar se perguntando quais exercícios que grávidas não podem fazer e quais são aqueles recomendados para cada fase da gestação, certo?
Mais uma vez, a contra-indicação virá do(a) seu/sua médico(a). A seguir, começamos com os exercícios para grávidas para ajudar no parto.
Os principais exercícios para grávidas para ajudar no parto são o agachamento, a caminhada e a pose da borboleta.
O agachamento é um exercício importante antes do trabalho de parto ativo. De forma bem resumida, sua função é abrir espaço para o bebê passar ao ampliar a saída da pélvis. E como realizar com segurança? Veja:
Você já viu gestantes andando pelos corredores da maternidade? Um dos mais famosos exercícios para grávida dilatar é a caminhada.
Ele é muito importante e utilizado no trabalho de parto, pois ajuda a aumentar o ritmo das contrações e reduzir seu tempo total. A caminhada também contribui para reduzir a dor.
Caminhe em um ritmo lento e sem esforço, de modo que seu ritmo cardíaco não acelere. A função da caminhada é ajudar a relaxar, e não aumentar o cansaço, ok?
Em caso de dor ou contração, você já deve ter sido orientada com os exercícios de respiração, certo? Basta parar a caminhada e praticá-los calmamente.
A pose da borboleta é um exercício que pode ser feito ao longo da gestação, pois prepara o corpo da mamãe para o parto.
Ele contribui para o alongamento, alívio da tensão, fortalecimento da pelve e alargamento dos quadris. No entanto, se você tiver dor nos joelhos ou na lombar, ele pode ser contra-indicado.
Na primeira fase do trabalho de parto, este é um exercício que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a flexibilidade da pelve.
Para fazer a pose:
O processo natural da dilatação vem com as contrações no início do trabalho de parto, que ampliam o canal de parto para permitir a passagem do bebé.
Sua duração e intensidade são específicas para cada mulher, mas os exercícios para grávidas para ajudar no parto vêm para aliviar o momento.
A caminhada, como dissemos, é muito eficaz. Mas além dela, temos exercícios de relaxamento, relações sexuais e alongamento pélvico.
A estimulação facilita a dilatação do útero, seja na relação sexual com penetração ou apenas com carinhos.
Se você teve uma gravidez normal que decorreu sem complicações, as relações sexuais são ótimos exercícios que grávidas podem fazer para acelerar o parto.
Isso porque ocorre liberação da ocitocina. Esse hormônio provoca as contrações uterinas e estimula a secreção do leite materno.
Mas não é só ele que contribui para o momento. No caso das relações heterossexuais, a composição hormonal do esperma também ajuda a relaxar e a amaciar o colo do útero.
Chegamos à terceira fase do parto, e a mamãe logo logo precisa fazer força para ajudar a expulsar o bebê.
Como aliviar a dor e o desconforto das contrações? Existem alguns exercícios para grávidas que ajudam a relaxar. Veja três opções:
O alongamento pélvico na bola de pilates é uma boa pedida para facilitar o trabalho de parto.
Basta sentar a bola de pilates, com a coluna reta, e afastar as pernas, mantendo os pés no chão. Na sequência, faça rotações circulares no quadril (como se estivesse rebolando) ou faça movimentos pélvicos para trás e para frente.
Estes são alguns exercícios para grávidas que podem ajudar as mamães ao longo da gestação e no trabalho de parto.
É fundamental contar com o acompanhamento do seu/sua médico(a) ou profissional de educação física para escolher aqueles que são mais apropriados para sua condição física e gestação.
Afinal, o foco desses exercícios é promover maior bem-estar, certo? E falando nisso, muitas mamães se preocupam com o ganho de peso na gestação.
Que tal saber o quanto é normal esse ganho de peso?
Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti