A Nutti nasceu de um sonho. Um sonho meu, na época, estudante de economia, que convivia com frequência com três bebês: dois sobrinhos e um priminho. O Vicente, o Rafa e o Lucca foram a inspiração para fomentar em mim o desejo de desenvolver produtos que eu sonhava em ver os bebês da minha família vestindo. Sem deixar o conforto de lado, mas agregando muito estilo, nasceu a ideia da Nutti no início de 2015.
Fizemos muitas pesquisas no período de amadurecimento da ideia, e no final do mesmo ano, a decisão de tornar o sonho em realidade aconteceu. E com isso nasceu também um sócio! O Maurício, meu namorado, está comigo nessa jornada.
Em abril de 2016 a Nutti começou a operar desenvolvendo os primeiros produtos. Mas além de entregar produtos, a Nutti nasceu pra levar amor pra quem veste. Para emanar boas energias para esse pequeno que usa os nossos produtos. A Nutti cuida com muito carinho de cada etapa do desenvolvendo do que entregamos.
Temos o maior zelo para enviar para todos os bebês apenas o que o Vicente, o Rafa e o Lucca vestiriam.
E assim como a Nutti ouve os anseios das mamães desses três bebês, nós queremos ouvir os anseios das mamães do Brasil. O que está faltando pra vocês, o que vocês tem dúvida no processo de produção, o que pode ser melhor? Conta pra gente. A gente quer dividir e somar com vocês.
A Nutti é feita de gente. Gente esforçada e apaixonada pelo que está fazendo. Queremos ser o mais transparentes possível com quem nos dá o presente de ser nosso cliente.
Vou ser sincera com vocês:
A gente não nasceu sendo super mega sustentável e consciente. A Nutti começou pensando em fazer uma moda que não era feita no Brasil e até hoje cumprimos nosso propósito de entregar produtos descontraídos, confortáveis, neutros, atemporais e fofos!
Há 6 anos eu não tinha a consciência ambiental que eu tenho hoje. Ao longo desse tempo fui estudando e entendendo melhor o papel da minha empresa. Fui percebendo que quanto mais eu pudesse diminuir nosso impacto no ecossistema, melhor empresa eu seria.
Essa coisa de CPF e CNPJ é uma doideira! Eu sou Nutti e Nutti é Gabi&Mau. Nossos valores são os mesmos e não poderia ser diferente. A primeira vez que percebemos que precisávamos fazer uma grande mudança nas nossas práticas foi em Novembro de 2019, em meio a Black Friday. Eu e o Mau começamos a buscar opções de compra para nós mesmos. Roupas, cosméticos, presentes de natal, etc.
No mesmo final de semana assistimos The True Cost - documentário disponível no Netflix que aborda o lado que não enxergamos sobre o consumo e a produção irresponsável de produtos de moda. Mais uma vez, sou sincera em dizer: Meu guarda-roupas pessoal era 80% Zara. Naquele momento eu vi que nada fazia sentido. Como assim eu era uma pequena empreendedora, que tinha várias atitudes bacanas de produção (que não comunicava) e estava incentivando algo que ia totalmente na direção oposta ao que eu acredito?
Imagina se eu que estava imersa no mundo da moda, até alguns meses atrás não conseguia enxergar isso nas minhas próprias ações, o quanto falta de diálogo sobre esse assunto para que as pessoas percebam o impacto das suas ações? Logo eu, que tinha certeza, que vender uma blusinha por R$30 não fecha a conta nunca! Como assim eu não estava enxergando o que estava acontecendo dentro da minha própria casa?
Foi aí que eu e o Mau começamos uma busca por marcas mais responsáveis. Com produção nacional e que a gente conseguisse entender um pouco a história daqueles empreendedores (muda tudo quando você tem a imagem dos empreendedores na cabeça). Nessa busca encontramos algumas marcas que vale citar aqui: Ahlma e Insecta já eram clássicos nesse quesito pra mim. Descobrimos ainda: Oriba, Zerezes, Pantys, Handred, Aragana, Surreal, Repolho. Nem todas já tivemos a oportunidade de comprar, mas estão na nossa lista para quando houver necessidade. Ah e tem marcas infantis que nós somos mega fãs também! Algumas delas: Babo Design, Z.low, Studio Pipoca, La Magie Kids, Beterraba, Jouer, Timirim. Se você não conhece nenhuma delas, vale a pena dar um Google.
Ao encontrar uma marca de moda com produção local, feita por empreendedores que estão a frente do negócio tentando fazer melhor todos os dias, a primeira impressão é: “Nossa, mas é mais caro do que eu estou acostumado”. Depois você percebe que compra por impulso, três camisetas de fabricação duvidosa, e duas ficam paradas no seu armário porque elas nem fazem tanto sentido. Mas eram baratinhas, então o que é que custa, não é mesmo?
Depois desse fim de semana que a ficha caiu geral lá em casa, chegamos na Nutti fazendo a revolução!
- Todo lixo passou a ser reciclado.
- Todos os retalhos doados para pessoas que os reutilizam.
- Todas nossas folhas de papel foram substituídas por papel 100% bagaço de cana de açúcar.
- Nossas embalagens estão em processo de transição para 100% recicláveis.
- Toda nossa produção fica em um raio máximo de 90km da nossa matriz.
Um passo importante: Excluímos todos os tecidos importados das nossas coleções (exceto o que já estava em estoque). Parece um passo simples, mas é um fato bem relevante para quem está acostumado a criar moda de forma livre. Mas a decisão foi simples de tomar: Se não conseguimos rastrear a procedência dessa fabricação, não queremos entregar isso para o nosso consumidor. E o ponto que move tudo é: Você pode escolher comprar mais, por um preço menor, e fechar os olhos para a procedência desse produto. Ou você pode optar pela consciência de consumo.
Eu, Gabriela, posso te garantir que aqui desse lado tem gente, têm sonhos, têm decisões feitas levando em consideração o que é melhor para esse planeta e para as nossas crianças.
Você pode confiar na Nutti e pode contar sempre com a gente!
O que a gente sonha é algo simples. Tão simples que até criança vai entender. Bolamos um acróstico (lembra dele, dos tempos de escola?) para deixar esse assunto sério mais divertido:
No mundo em que sonhamos viver
Um dia haverá
Transformação capaz de
Tornar este um ambiente mais
Igual e justo para todos
E as crianças são a inspiração e o
caminho para essa transformação!
A gente acredita que a forma como vamos educar nossas crianças vai mudar o mundo. E ao pensar no mundo em que nossas crianças encontrarão em alguns anos, percebemos que temos que repensar nossas ações e hábitos de consumo.
Falar de educação com pais e familiares que contribuem com a formação de uma criança, vai fazer toda a diferença nos adultos que essas crianças se tornarão. Apoiamos e incentivamos a educação igualitária, porque temos certeza que criando meninos e meninas sem distinção de gênero, com exemplos reais de educadores que tem uma divisão de tarefas igualitária, vai tornar adultos muito mais amorosos, compreensivos e humanos!
Vem com a gente!?
Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti