Crianças educadas e gentis. Quem não deseja estar perto delas? Nós nos encantamos pelos pequenos por vários motivos, mas a boa educação é uma excelente justificativa, certo? As palavrinhas mágicas são grandes aliadas neste aspecto.
Elas contribuem para o desenvolvimento e o crescimento da criança, bem como na interação social. São, também, a semente para bons comportamentos que fazem a diferença na sociedade.
Você sabe como ensinar os pequenos a usar as palavrinhas mágicas?
Por favor, Obrigado, Com licença, Desculpe, Bom dia, Boa tarde, Boa noite, Perdão. As palavrinhas mágicas são essenciais na vida de qualquer pessoa. Abrem portas, demonstram educação e gentileza urbana. Como muitas coisas em nossa personalidade, são apreendidas ainda na infância. Quanto mais as ouvimos, mais as utilizamos.
Mas por que ensinar as crianças as palavrinhas mágicas? Porque elas são a base da boa educação e do bom comportamento. Quando você escuta uma pessoa falando tais palavras, muda por completo a percepção que tem sobre ela. O mesmo ocorre com as crianças.
Em outras palavras, são expressões e termos que aumentam o nível de socialização da criança. Isso ajuda os pequenos a se adaptarem melhor ao ambiente em que convivem e a interagirem de forma mais eficaz com os demais. Ou seja, melhor inclusão ao contexto social.
A melhor maneira de ensinar as palavrinhas mágicas às crianças é dar o exemplo. Nós já sabemos que servimos de espelhos aos pequenos. Nossos comportamentos influenciam diretamente no comportamento e na formação deles.
Quando você usa as palavras mágicas? Quando você pede a criança para lhe pegar algo, utiliza “por favor” e, em seguida, “obrigado(a)”. Ao acordar, dá “bom dia”, e ao deitar “boa noite”. Se precisa passar à frente da criança, pede licença. Quando faz algo inconveniente ou errado, pede perdão.
A todo o momento, utilizamos as palavras mágicas em nosso dia a dia. Nessas diferentes situações, você pode pontuar para as crianças o motivo de ter feito uso delas. Lembre-se que a melhor maneira de ensinar é pelo exemplo.
Neste mesmo contexto, você pode explicar a relação entre ações e consequências do uso dessas palavras. Dizer que a madrinha ficou muito feliz quando ela disse por favor ou com licença pode incentivá-la a praticar ainda mais.
Junto com a prática, os adultos podem ensinar os pequenos a usar as palavrinhas mágicas com conteúdos lúdicos. Vídeos, brincadeiras e livros são ótimas opções para este ensino. Confira alguns vídeos musicais a seguir:
Além dos vídeos, muitas brincadeiras que já fazemos podem ter as palavrinhas mágicas, como:
Os livros também são bons aliados. Existe, inclusive, uma coleção para ensinar as palavras mágicas para crianças.
Por fim, quando as crianças estiverem um pouco mais maduras, é interessante explicar o significado dos bons modos. Aproveite a fase dos “porquês” para introduzir esse assunto.
“Obrigado(a)” demonstra agradecimento pela conduta de outra pessoa. Portanto, ensinar as crianças essa palavra as torna agradecidas pelo esforço dos outros.
“Por favor” é uma maneira respeitosa de pedir algo. Quando a criança utiliza a palavra, está reconhecendo o direito dos outros de compartilhar ou fazer algo.
O “perdão” é uma palavra importantíssima, porque é uma maneira de reconhecer o erro e se esforçar para corrigi-lo. Os cumprimentos do dia são um tratamento gentil em relação aos outros.
Se eles compreenderem o significado, poderão ter mais uma motivação para usar as palavrinhas mágicas.
Ter crianças gentis, educadas e respeitosas é algo essencial na sociedade. A partir desses bons comportamentos, podemos criar pessoas mais empáticas e generosas. Com dedicação e esforço contínuos, os adultos podem fazer um ótimo trabalho com as palavrinhas mágicas.
Elas estão em dia na sua casa?
Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti