Como Arrancar Dente de Leite? Dicas para tornar essa missão divertida

 

A queda dos primeiros dentinhos pode ser um momento bem legal na vida das crianças, e os pais têm grande responsabilidade nisso. E como arrancar dente de leite? Antes de usar táticas já conhecidas, é importante entender outras questões, como a hora certa de fazer isso.

É preciso ter em mente que, nesta etapa da vida da criança, ela começa a ser ensinada sobre os cuidados com a saúde bucal. Por isso, é fundamental não causar traumas, ok?

 

Vamos ver como arrancar um dente de leite?

Quando arrancar o dente de leite?

O Guia de Saúde Oral Materno-Infantil, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), diz que o primeiro dente de leite surge aos 6 meses (incisivo central), e o último deve surgir perto dos 33 meses (segundo molar).

 

Quando a criança completar dois ou três anos, ela deverá ter 20 dentes de leite na boca, sendo 10 superiores e 10 inferiores.

 

Aos cinco ou seis anos de idade, os dentes permanentes começam a surgir, processo que pode durar até os 12 anos. Confira a imagem do Guia:

 



 

Chegou a hora da troca dos dentes temporários, certo? E agora?

 

O primeiro passo é saber quando arrancar esses dentinhos. A informação principal é que, quando um dente começa a cair, esse processo de amolecimento e desprendimento da raiz demora cerca de um mês.

 

Ou seja, tanto os adultos quanto a criança devem segurar a ansiedade para não arrancá-lo antes do tempo certo. O auxílio de um odontopediatra será fundamental para que a perda dos dentes de leite seja natural e sem prejuízos à saúde.

 

Vamos ver alguns cuidados para este momento?

Cuidados para tomar na hora de arrancar o dente

Vemos muitos papais e mamães se perguntando como arrancar dente de leite antes do tempo. Como acabamos de mencionar, esse é um grande erro, pois pode machucar e assustar a criança.

 

Por isso, é interessante tomar alguns cuidados que são bem simples. Em boa parte dos casos, o dente de leite cai sem muito esforço, ok? Veja a seguir algumas medidas simples para ajudar e acolher a criança:

 

  • Responda a todas as perguntas que ela fizer e, caso não saiba, converse com o dentista sobre elas;
  • Não utilize métodos antigos que possam ser traumáticos, pois essa é uma situação que marca o início de uma nova fase na vida das crianças;
  • Converse com a criança para entender quais são seus medos neste momento e transmita segurança, evitando casos que podem aterrorizá-la;
  • Higienize as mãos ou use uma gaze para movimentar o dente da criança, caso ela tenha pedido sua ajuda, ou ensine a ela usar esses itens e lembre-a de higienizar as mãos;
  • Deixe que a criança decida o que quer fazer com o dentinho e, se for necessário, acolha a pequena, entre na brincadeira da fada do dente e tudo o mais que possa deixá-la confortável;
  • Incentive a criança a amolecer seus próprios dentinhos, pois isso dá a ela autonomia, torna o processo mais natural e tranquilo, e ajuda os dentes a se soltarem sem dificuldades;
  • Não se desespere caso haja um pequeno sangramento, pois isso é normal. Basta utilizar a própria gaze para pressionar a região por alguns minutos. Evite alimentar a criança por 30 minutos para ajudar na cicatrização.

 

Além dos cuidados, papais e mamães precisam saber os erros comuns que aparecem neste momento para evitá-los.

Erros para não cometer na hora de arrancar o dente

Algumas perguntas corriqueiras para esta situação já demonstram que os adultos cometem alguns erros neste momento. Como arrancar dente de leite antes do tempo? Como arrancar dente de leite com linha? Como arrancar dente de leite duro?

 

Claro que não é algo proposital. Em muitos casos, é apenas uma reprodução do que cada um viveu, o que acredita ser certo. Vamos conhecer três erros comuns para evitá-los? Veja:

 

  • Forçar a queda do dente: nada de buscar saber como arrancar dente de leite duro, porque o processo é natural. Novamente, o ideal é estimular a criança a amolecer o dente com a língua para que o dente eventualmente caia sozinho.
  • Mexer na boca da criança sem higienizar: a curiosidade ou a ansiedade dos adultos faz com que eles queiram mexer na boca da criança para verificar como está o dentinho. Caso façam isso, higienize bem as mãos e utilize preferencialmente um cotonete.
  • Amedrontar a criança: há situações em que a ansiedade é tamanha que papais e mamães ameaçam a criança para que ela tire logo o dentinho. Outros vinculam a ida ao dentista a algo ruim. Tudo isso pode causar traumas quanto aos cuidados com a saúde bucal.

Como arrancar dente de leite? Veja 3 formas divertidas

Chegamos ao momento importante. Como arrancar dente de leite? Você pode utilizar historinhas, como a da Fada do Dente, algumas brincadeiras e tudo o que sua imaginação permitir!

Utilize brinquedos para ajudar, se a criança se mostrar aberta a isso

A pergunta “como arrancar dente de leite com linha?” é muito comum, porque esse instrumento é muito utilizado nesta situação. Porém, como já mencionamos, usar a linha simplesmente, amarrando-a a uma porta (por exemplo), pode ser algo traumático.

 

Mesmo assim, muitos papais e mamães relatam que as crianças se sentem bem quando a linha é utilizada junto a um brinquedo.

 

Amarrar a linha a um aviãozinho ou a um carrinho de controle remoto é um dos exemplos. A própria criança controla o brinquedo e faz isso no seu tempo. É divertido e pode dar certo, desde que você explique tudo a ela sobre o que vai acontecer!

Use a história da Fada dos Dentes para trazer um tom lúdico

Você sabia que, no Brasil, após arrancar o dente de leite, tinha uma tradição de jogá-lo no telhado e cantar uma canção? Essa história foi substituída pela Fada do Dente.

 

Essa lenda nada mais é do que trocar dentes de leite por presentes. Os Vikings tinham esse costume, pois acreditavam que os dentes não poderiam cair nas mãos das bruxas, e deviam ser queimados ou guardados para não serem enfeitiçados. 

 

Porém, a ideia da fada veio com o conto francês O Bom Ratinho (1967), de Madame d`Aulnoy. Na história, a fada se transforma em um ratinho e se esconde debaixo do travesseiro de um rei malvado, que passa a ser atormentado pelo bichinho. O objetivo da fada, então ratinho, era ajudar a rainha a escapar da maldade do rei.

 

Uma das táticas usadas pelo bichinho era morder o rei, inclusive dentro da boca, o que fez os dentes caírem. Pronto, nasceu a Fada dos Dentes.

 

Você pode contar essa historinha para motivar a criança a amolecer e arrancar seu próprio dente para trocar com a fada. É só ter nas mãos a premiação para o dente embaixo do travesseiro!

Ofereça um picolé

Picolé ou sorvete são alimentos deliciosos que as crianças costumam adorar. Mas o foco aqui é oferecer algo gelado, porque deixa o local mais anestesiado na hora de arrancar o dente.

 

Pronto! Agora você já sabe como arrancar dente de leite de maneira divertida e de forma que a criança não fique com traumas pelo momento.

 

Cada nova situação pode ser uma oportunidade de aprendizado, certo? E nessa idade ela já começa a lidar com dinheiro, inclusive com a troca com a Fada dos Dentes.

 

Aproveite para ensinar seu/sua filho(a) algumas práticas para lidar com o dinheiro!

 

Sobre a loja

Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

NUTTI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MODA INFANTIL LTDA // - CNPJ: 28.743.360/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2024