Como dar banho no bebê? Como trocar fraldas? E a alimentação? O que os pais de primeira viagem devem saber? Essas são dúvidas comuns para um casal de grávidos, momento em que a insegurança bate forte. Afinal, é um ser humano que estará totalmente dependente dos adultos por algum tempo.
Com o auxílio de profissionais da saúde, vocês saberão exatamente o necessário para cuidar de uma criança. E por “necessário” entende-se a teoria sobre coisas objetivas, como momento da introdução alimentar, cuidados pós banho etc. Porque cada realidade - e cada criança - é única.
Para trazer alguma luz ao assunto, fizemos uma seleção de guias para pais de primeira viagem, com livros e filmes. Vamos lá?
Filmes para pais de primeira viagem
Documentários, comédias, dramas… Existem diversos gêneros no cinema que podem ajudar a família a entender melhor esse novo momento. Veja alguns filmes para dar o play!
O começo da vida
O documentário da UNICEF é um dos principais filmes para pais de primeira viagem, pois traz o comportamento de diversas famílias ao redor do mundo na criação dos filhos.
Esse filme é um clássico baseado em um best-seller americano homônimo (What to Expect When You’re Expecting). Ele conta a história de cinco casais grávidos, abordando com bom humor as dificuldades e as descobertas de mamães e papais neste momento.
Em um misto de comédia e drama, o filme “Por uma vida melhor” mostra a história de um casal grávido que se aventura pelos Estados Unidos em busca do melhor lugar para criar seu primeiro filho. Além de mostrar diferentes formas de criar e educar os filhos, o filme traz muitos modelos de famílias.
“Bebês” é um documentário francês que mostra a vida de quatro bebês nascidos em quatro países diferentes: Mongólia, Namíbia, Japão e Estados Unidos. Os documentaristas acompanharam as crianças durante um ano e mostram, na obra, as diferentes perspectivas culturais que influenciam na criação de uma criança.
Como ajudar pais de primeira viagem? Os livros são ótimas opções para adquirir mais conhecimento e segurança na criação do primeiro filho. Veja algumas dicas!
Guia para pais de primeira viagem entrarem em campo (Teresa Tavares)
Como é ser pai de primeira viagem? Como a mãe fica com a notícia de que está grávida? E se forem duas mamães ou dois papais?
Teresa Tavares é jornalista e se uniu a uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, pediatra, obstetra, odontopediatria e outros profissionais.
Juntos, escreveram o “Guia para pais de primeira viagem entrarem em campo”, um guia de fácil leitura e cheia de informações seguras.
Quando Heidi não encontrou respostas para suas perguntas na primeira gestação, resolveu escrever um guia sobre gravidez para que as mamães dormissem mais tranquilas.
Ela responde a questões que vão desde o teste de gravidez até o que pode ou não comer. Não à toa, é conhecida como “a Bíblia da gravidez”, motivo pelo qual recomendamos que os papais também leiam para compreender o cenário.
Obter informações práticas ajuda papais e mamães de primeira viagem, sem dúvidas. Mas é fundamental se lembrar da importância da preparação psicológica das mulheres neste momento.
Pensando nisso, a psicoterapeuta Laura Gutman traz em seu livro algumas orientações específicas para lidar com as emoções que acompanham a maternidade.
Ela fala, por exemplo, sobre a sexualidade da mulher, a perda da identidade e o papel do homem (se for o seu caso) na relação entre mãe e bebê.
Abrace seu filho: Como a criação com afeto mudou a história de um pai (Thiago Queiroz)
Na sociedade patriarcal em que vivemos, o papel do pai costuma se relacionar ao “não” e à “dureza”. Para Thiago Queiroz, o caminho da criação é pelo afeto, e é o assunto do livro “Abrace seu filho”.
Com sensibilidade, Thiago conta sua experiência como pai e seu empenho, junto com Anne, sua esposa, para criar seus filhos de uma nova maneira. É um relato bem legal de desconstrução pessoal, pois trata de violência física, machismo, saúde emocional e outros temas fundamentais.
Finalizando nossas dicas para pais de primeira viagem, temos mais uma leitura importante: “A Autoestima do Seu Filho”, de Dorothy Corkille Briggs.
Para a autora, baseando-se em sua experiência profissional, a chave da felicidade é a autoconfiança. Por isso, elas trazem orientações práticas para uma educação respeitosa, abordando a importância dos pais na construção da autoestima da criança.
E, na prática, como ajudar pais de primeira viagem? A Unimed preparou um ótimo guia básico com as principais questões, confira!
Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti