Batizado de bebê! Fazer ou não?

Vocês estão em dúvidas sobre fazer ou não um batizado de bebê? Realmente, há muitas questões em torno desses “marcos” que fazem a apresentação de uma pessoa. No caso da criança, pode ser algo ligado ao desejo de papais e mamães, já que os pequenos ainda não decidem sobre esses eventos por conta própria.

Porém, antes de pensar no batizado da criança, vale a pena refletir sobre algumas questões. Vamos falar um pouco sobre o assunto neste post, confira!

Dicas de presentes de batizado - Live

 

Quando fazer o batizado da criança?

O que tem que fazer no batizado? O que se diz na hora do batismo? Como funciona um batizado de criança?

 

Essas são questões comuns que muitos adultos se fazem na hora de batizar um filho ou o futuro afilhado. Mas antes delas existe outra pergunta até mais importante, que se relaciona ao desejo de batizar. Por que fazer o batizado de bebê? Quando ele é “indicado”?

 

Quando pais/mães professam uma crença religiosa

O batismo de crianças é o momento em que o bebê recebe uma bênção religiosa e “se inicia” em determinada religião. 

 

Na tradição da Igreja Católica, é comum que ele aconteça ainda quando bebês. No Protestantismo ou nas igrejas evangélicas, é mais comum em pessoas mais velhas. No Espiritismo não existe o ato com o mesmo significado, mas pode existir uma benção. Na Umbanda, o batismo também tem características próprias.

 

 

O que importa neste momento é que o batizado de bebê deve ser realizado se papais e mamães professam uma crença religiosa e a desejam para a criança. Independentemente de religião, o batismo é um sacramento, um sinal ou um gesto divino.

Roupinhas para batizado

Bermuda Suspensório Orvalho

Roupinha para batizado, body branco fofo Blusa Meiga Body Pimpão Bermuda para batizado menino bebe

Quando pais/mães desejam “abençoar” a criança perante terceiros

Mesmo quando papais e mamães não praticam uma religião, eles podem fazer o batizado de bebê como um marco para abençoá-lo perante terceiros.

E o que tem que fazer no batizado? O que se diz na hora do batismo? Nestes moldes, como funciona um batizado de criança?

 

Nessas situações, os adultos podem optar por realizar sua cerimônia para amigos e familiares mais íntimos nos termos que desejarem. Se não há vínculo com alguma religião, é possível apenas fazer um evento e reunir os interessados, inclusive alguém para conduzir a cerimônia.

É possível escolher padrinhos e madrinhas da mesma forma, mas sempre tendo em mente que a função deles é tutelar a criança na falta dos pais. 

E quando não fazer o batizado de bebê?

 

Dicas para o batizado do seu bebê! - Festa - Extra Online

Quando não fazer o batizado de bebê?

O batizado da criança possui um significado especial para quem o realiza. Mas nem sempre faz sentido para papais e mamães, certo? Por isso, há situações em que não se faz o batizado de bebê, veja.

Quando o ato não fizer sentido para pais/mães

O batismo enquanto sacramento, sinal ou gesto divino está muito ligado às diversas religiões e doutrinas. Se papais e mamães não professam crenças religiosas ou espiritualistas, não há sentido em realizar o batizado de bebê, certo?

Quando o batizado for um desejo apenas dos avós da criança

Outra situação que deve ser pensada é a realização do batizado de bebê apenas para atender ao desejo dos avós da criança. Isso ainda é comum, acredito. Em muitos casos, somos criados em uma religião, mas não a seguimos quando ficamos adultos. Mesmo assim, nossos pais continuam esperando por esse rito em relação aos nossos filhos.  

No entanto, é importante lembrar que o batizado significa um ato religioso. Se ele não faz sentido para papais e mamães, que não querem que seu/sua filho(a) tenha esse contato tão jovem, não vale a pena realizá-la só para agradar os mais velhos.

Para não esquecer: a escolha por uma crença ou pela ausência dela é individual

Se você deseja fazer o batizado de bebê por algum motivo que considere importante, faça. Esse marco é relevante para muitas pessoas que professam uma crença religiosa, sem dúvidas.

Mas tenha em mente que sua crença pode não ser a do seu filho(a) no futuro. Ter uma religião, acreditar em Deus ou em algo é uma escolha individual, assim como não acreditar em nada.

Se você preferir esperar a criança ficar maior para batizá-la, sem problemas. Essa também é uma opção e pode ser legal, porque a criança já entende melhor o que isso significa.

 

O batizado de bebê segue formalidades próprias de cada religião que o realiza. O importante é ter em mente se você realmente quer fazê-lo e se o evento faz sentido para o casal.

Conte-nos sua experiência com o batismo, vamos trocar algumas ideias!


 

Sobre a loja

Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

NUTTI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MODA INFANTIL LTDA // - CNPJ: 28.743.360/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2024