Hora da historinha! Saiba quais são os melhores livros infantis para seus filhos

 

Hora da historinha! Saiba quais são os melhores livros infantis para seus filhos

 

Pontuar os melhores livros infantis é muito difícil. Quem não se lembra daquele livro cheio de ilustrações que ouviu na escola ou em casa? O melhor livro é aquele que te toca. E vale o mesmo para as crianças. O legal de tudo é que a literatura é atemporal. Papais e mamães certamente se lembram de Ziraldo, Monteiro Lobato ou Ruth Rocha. E por que não passar esses autores adiante?

Pensando no momento da historinha, separamos os melhores livros infantis para vocês lerem com os pequenos. Têm desde os clássicos até os recentes, com protagonistas femininas para que sua filhota se identifique ainda mais com as histórias. Confira nossa lista!

 

As Aventuras de Robin Hood (Alexandre Dumas)

Um dos clássicos da literatura universal, Robin Hood é um livro de Alexandre Dumas ambientado nos séculos 12 e 13. É, sem dúvidas, um dos melhores livros infantis da história. Robin Hood é um herói contestado, pois rouba dos ricos para dar aos pobres,  admira o rei Ricardo e luta para que ele volte ao trono. 

No meio de lutas nas matas, há uma pitada de romance. O legal do livro é abordar certos dilemas morais de forma mais leve. Vale a pena passar para as crianças. E se quiser mais livros de Alexandre Dumas, ele tem outro clássico internacional: Os Três Mosqueteiros, que na verdade são quatro.

Marcelo, Marmelo e Martelo (Ruth Rocha)

Ruth Rocha é uma escritora que conhece o universo infantil como poucos. Em “Marcelo, Marmelo e Martelo”, ela fala da vida de meninos espertos e ativos que moram na cidade. Marcelo, por exemplo, é um criador de palavras novas. O livro tem uma linguagem bastante acessível, o que faz com que Ruth seja uma das escritoras mais lidas desse universo. 

Caso goste da linguagem, Ruth também fez adaptações incríveis para “Ilíada” e “Odisseia”, de Homero”.

A História de Emília (Monteiro Lobato)

Monteiro Lobato é um escritor clássico no Brasil. Quase poderíamos dizer que ele inventou a literatura infantil brasileira. Mas podemos atestar que escreveu alguns dos melhores livros infantis. Sua capacidade de imaginação aparece em “A história de Emília”, aquela boneca falante que você já conhece. A personagem é irreverente, moleca, divertida, como qualquer criança. Por isso, é um livro que agrada a qualquer pequeno. 

Quem não se lembra do Sítio do Pica Pau Amarelo? Caso queiram adentrar no universo de Lobato e do Sítio, aproveitem a hora da historinha para ler “Caçadas de Pedrinho” e “Reinações de Narizinho”. É uma oportunidade para entrar em contato com a natureza e provocar a criatividade das crianças na invenção de coisas para se divertir. Sem contar a valorização da cultura nacional, com a presença de seres imaginários, como o saci.

O mais legal é que o sítio realmente existiu (e ainda existe) no interior de São Paulo. Vai saber se Tia Nastácia e Dona Benta também… 

Andira (Rachel de Queiroz)

Entrando ainda mais no universo imaginário, um dos melhores livros infantis neste aspecto é Andira, de Rachel de Queiroz. Andira é uma andorinha-criança (ou filhote). Ela ainda não sabe voar e fica para trás quando as demais andorinhas se preparam para migrar no inverno. Nascida em uma igreja e sem seus parentes que migraram, foi criada por morcegos. É um ótimo livro para deixar a imaginação voar!

Doze Reis e a moça do labirinto do vento (Marina Colasanti)

Um dos melhores livros infantis da atualidade é uma antologia de contos da brasileira Marina Colasanti. Marina é uma das maiores autoras contemporâneas de literatura infantil e juvenil. Por meio de simbólico dos contos de fadas, ela traz para o universo infantil algumas questões humanas muito profundas, com temas associados à vivência feminina. 

Para a autora, os contos de fadas preparam as crianças para entrar no mundo dos sonhos (o mundo interior). Por isso, esse livro planta uma sementinha nos pequenos sobre muitas questões, que ainda serão compreendidas só lá na frente.

Marina também é autora de “A Moça Tecelã”, a mulher que torna real tudo o que tece. 

Histórias da Preta (Heloisa Pires Lima)

Com ilustrações de Laurabeatriz, Histórias da Preta traz as crianças para a diversidade do mundo. Quem inventou o nome da cor das pessoas? Histórias de menina transparente, dos povos da África, de menino japonês. Tudo o que diz respeito à diversidade está neste livro de Heloisa, que fala muito sobre a ancestralidade, os costumes e crenças de um povo negro. É uma forma de levar aos pequenos a importância da memória, da identidade e da autoestima.

 

Falar que esses são os melhores livros infantis é ousado. Afinal, são milhares de livros ao redor do mundo pronto para serem lidos. O Pequeno Príncipe (Saint-Exupéry), Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos), O Menino Maluquinho (Ziraldo), os contos da Disney, há muito o que explorar. A hora da historinha pode durar uma vida inteira.

E vocês? Quais livros já leram com seus pequenos? Conte para a gente!

 

Sobre a loja

Somos uma marca de moda infantil que veste bebês e crianças do nascimento até os 10 anos. Nossos produtos são criados com base em cinco pilares: fofo, neutro, descontraído, confortável e atemporal. Acreditamos em um mundo melhor e mais igual para as nossas crianças! Vem conhecer a Nutti | Frete Grátis para Sul e Sudeste a partir de R$ 349 demais regiões acima de R$499.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

NUTTI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MODA INFANTIL LTDA // - CNPJ: 28.743.360/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2024